This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

sábado, 11 de setembro de 2010

Hildebrando e o Seminário: O Chamado

Para melhor compreender o porquê da partida de Hildebrando para o Seminário de Nossa Senhora da Lapa, no Rio de Janeiro, destacou-se três motivos. O primeiro, é que não existia um Seminário no Rio Grande do Sul que lhe desse uma boa educação religiosa. Enquanto que no Rio de Janeiro existiam três grandes Seminários, o São José, São Pedro e Nossa Senhora da Lapa¹, onde muitos outros clérigos de boa índole e méritos já haviam estudado. Segundo motivo, seria que Dom José Caetano da Silva Coutinho, bispo do Rio de Janeiro em visita ao Rio Grande do Sul em 1815², convidou Hildebrando a ingressar no Seminário de N. Sª da Lapa, um convite praticamente irrecusável, uma vez que foi o próprio bispo que lhe fez o convite e, além disso, porque não tinha nada a perder e sim a ganhar.

Fontes:
¹ CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro Setecentista:a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

² TABORDA, Tarcisio Antônio da Costa. Bagé e a Revolução Farroupilha. Bagé: [s.n], 1985.


Imagem:

Fotografia de Dom José Caetano da Silva Coutinho. Retirada do livro: RUBERT, Arlindo. História da Igreja no Rio Grande do Sul: época imperial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário