This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Brasão Rio-Grandense: Normas (Parte 1)

O Brasão de Armas do Estado do Rio Grande do Sul obedecerá às seguintes normas¹:

Escudo oval com bordadura do campo perfilada de blau (azul), carregada da inscrição em blau: República Rio-Grandense (superior) e 20 de setembro de 1835 (inferior), separada uma inscrição da outra por uma estrela de cinco pontas, também de blau, à direita e esquerda e ao centro da bordadura.

No escudo um campo de prata de três coxilhas – à direita, esquerda e ao centro – com fundo de sinople (verde). Assentes sobre as coxilhas (direita e esquerda), uma coluna iônica de fuste liso, com seu pedestal na proporção de seis X dezoito, na cor alaranjada (granito), cada uma delas encimada de uma bola (bala de canhão antigo) de sable (preto).

Assente na coxilha de fundo, do centro, um losango de sinople com uma rosácea de ouro centrada de goles (vermelho), nos triângulos superior e inferior. Inscrito no losango um quadrilátero de prata ostentando dois ramos, cruzados na parte inferior, de erva-mate (direita) e fumo florido (esquerda). Desta junção um sabre em pala, com cabo de sable raiado (preto) e lâmina de ouro sustentando o barrete frígio em goles (vermelho).

O escudo com a sua bordadura está envolto em quatro bandeiras tricolores (verde, vermelho e amarelo) – as duas bandeiras do extremo tem pendentes, cada, duas faixas de goles (vermelho) com franjas de ouro, unidas na flor-de-lis invertida – e armadas de pontas de ouro, sobre flor-de-lis invertida, dispostas de duas em duas (direita e esquerda) sob o escudo.

Á direita e esquerda das bandeiras panejadas, há uma boca e uma culatra de canhão antigo, em sable (preto), cruzadas por detrás do planejamento. Na parte superior, entre as duas hastes de ouro das quatro bandeiras (duas de cada lado), dois canos de fuzis de sable (preto) armados de sabre de ouro à direita e a esquerda. Entre os fuzis, uma lança começa em cruzeta assente sobre uma flor-de-lis invertida.



Brasão Rio-Grandense²





Fontes:
 
¹De acordo com a obra: SPALDING, Walter. Bandeira, brasão e hino do Rio Grande do Sul. DAER, [1936]. p. 41-42.

²Brasão Rio-Grandense. SPALDING, Walter. Bandeira, brasão e hino do Rio Grande do Sul. DAER, [1936]. Anexo três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário