This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Igreja Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1872 – 1877)

História de Nossa Senhora Madre de Deus:


A história da Igreja Madre de Deus inicia em 1769, quando fora erguida a primeira capela em Porto Alegre. Localizada próxima ao lago Guaíba – atual Banco Safra – destacou-se por sua modesta edificação de taipa. Seus fiéis possuíam como padroeiro São Francisco de Assis, representado por uma pequena imagem de roca¹. Em decorrência da devoção e advento de casais açorianos, em 1772, esta se elevou para freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. Um ano após, em 18 de Janeiro de 1773, o vice-rei do Brasil – Marquês de Lavradio – determinou as mudanças de nomes do orago para Nossa Senhora Madre de Deus – já que era afilhado de Nossa Senhora – e da cidade para Porto Alegre – a qual passou a sediar o governo no lugar de Viamão.



Fonte:


¹VARGAS, Élvio (org.). Torres da província: história e iconografia das igrejas de Porto Alegre. Porto Alegre: Pallotti, 2004.

Fonte Imagem:

Antiga Igreja Madre de Deus. Altura: 1265 pixels. Largura: 932 pixels. 118 KB. Arquivo JPG. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Porto_Alegre>Acesso em: 04 de Setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário