This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os Maçons

Desentendimento: Hildebrando e Maçons

Na década de 1870 ocorreram alguns episódios contra o clero e a própria igreja, provenientes de alguns maçons e protestantes¹. Isto é, os ânimos estavam à flor da pele. Após o falecimento em Porto Alegre em 1875 de João Carvalho Barcelos, um maçom graduado, aconteceu um destes episódios conflituosos entre os católicos e maçons.

Os companheiros de João Barcelos exigiam as solenes exéquias na Catedral de Porto Alegre, com a presença do bispo, do Cabido e do clero². Estes últimos confirmaram sua presença, todavia não foi o que se sucedeu. O bispo se ausentou, o Cabido e outros padres se recusaram a comparecer. No final o Cônego da Catedral, Hildebrando de Freitas Pedroso se ofereceu a presidir o cerimonial.

Ele fez uma simplória encomendação que irritou os maçons. Os quais por sua vez derrubaram castiçais e arrebentaram o caixão, dando vivas à maçonaria e morte aos padres³. O Cônego Hildebrando não teve culpa neste caso. Uma vez que nenhum representante da igreja esteve presente. Fez tudo que podia em relação ao cerimonial.

OBS: Hildebrando teve muitos amigos maçons em sua vida. Este episódio não o coloca em oposição à maçonaria. Apenas foi um desentendimento. Pois era uma época em que os nervos estavam à flor da pele.


 
Fontes:
 
¹ Existiram muitos homens e mulheres que bateram de frente com os ideais e as formas de agir da Igreja Católica, entre os mais famosos está Carlos Von Kozeritz.
 
² RUBERT, Arlindo. História da Igreja no Rio Grande do Sul: época imperial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 205 p.205.
 
³ RUBERT, Arlindo. História da Igreja no Rio Grande do Sul: época imperial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 205 p.205.

Nenhum comentário:

Postar um comentário