This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Batismos Farroupilhas: Caetana e Leão (2)

O Padre Hildebrando dá as bênçãos do Deus Pai, Filho e Espírito Santo aos dois filhos de Bento Gonçalves da Silva Filho e Maria Thomazia de Azambuja nos anos de 1857, a Caetana, e em 1861, a Leão. Mais precisamente, no dia 21 de setembro de 1857, batizou Caetana, na presença dos padrinhos Rafael de Azambuja, Bento Manuel de Azambuja e Anna Gonçalves Meirelles. Enquanto que no dia 5 de julho de 1861, o padrinho Estácio Xavier de Azambuja, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, batiza o menino Leão. O qual, segundo dados obtidos através da dissertação de Mestrado de Carla Barbosa¹ e do Acervo da Cúria Metropolitana de Porto Alegre², era o último filho – dentre sete – do casal Bento Gonçalves da Silva Filho e Maria Thomazia de Azambuja.

Fontes:
 
¹ BARBOSA, C. A. S. A casa e suas virtudes: relações familiares e a elite farroupilha (RS, 1835 – 1845). 2009. 139f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

² Livro 1 de batismos – 1856 a 1873 – da Igreja São João Batista de Camaquã

Nenhum comentário:

Postar um comentário