This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Batismos Farroupilhas: Caetana e Leão

Enquanto era pároco da Igreja São João Batista em Camaquã, Hildebrando batizou inúmeras crianças da cidade e de seus arredores. Dentre estas se destacaram, devido ao seu envolvimento na Revolução Farroupilha (1835 – 1845), o neto e a neta do General Bento Gonçalves da Silva, o qual foi Presidente da República Rio-Grandense. Como consta no registro batismal da Igreja São João Batista (Livro 1 de batismos dos anos de 1856 à 1873), o menino recebeu o nome de Leão e a menina de Caetana* por seus pais Bento Gonçalves da Silva Filho – afetuosamente chamado de “Bentinho” – e Maria Thomazia de Azambuja. Tinha como avôs paternos o General Bento Gonçalves da Silva – já mencionado – e Caetana Garcia da Silva, e como avôs maternos o estancieiro João Xavier de Azambuja e Laura Centeno de Azambuja.

*Não se encontrou registros sobre o porque da escolha destes nomes. Devido a este fato, achou-se mais prudente que esta preferência tenha sido, uma vez que, Bento Gonçalves da Silva Filho possuía um irmão chamado Leão e sua mãe era Caetana. Isto é, uma homenagem ao seus consangüíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário