This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os Precedentes á rua Vigário José Inácio

Antes de se estabelecer na Rua do Bandeira, atual Rua Vigário José Inácio – nome dado em homenagem ao homem que a ajudou a erguê-la –, a Igreja Nossa Senhora do Rosário estava estabelecida junto à Matriz de Nossa Senhora Madre de Deus. Até os meados de 1786 ela ainda se localizava lá. Somente com o Vigário José Inácio dos Santos Pereira, que a Irmandade se desvincula da Matriz. Este tratou de adquirir, para melhor abrigar os devotos, um templo próprio e um terreno para a sua edificação¹.

Isso tudo ocorreu devido à ajuda de Antônio Pereira do Couto. Finalmente no dia dois de fevereiro de 1816 a Irmandade conseguiu a área localizada na Rua do Bandeira. Satisfazendo não apenas o Vigário José Inácio, que lutou tanto por isso, assim como os seus fiéis que teriam um abrigo espiritual próprio em devoção a Nossa Senhora do Rosário. Deste modo, durante os anos de 1817 a 1827, a igreja foi erguida pela Irmandade do Rosário, uma confraria de negros livres e escravos².

Fontes:
 
¹FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade / UFRGS, 1992. p. 359.
 
²SPALDING, Walter. Pequena História de Porto Alegre. Porto Alegre: Sulina Editora, 1967. p. 253.

Nenhum comentário:

Postar um comentário