This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Fundação da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Viamão)

Somente na data de 14 de setembro de 1741 que o Bispo do Rio de Janeiro, Dom João da Cruz, aprovou a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, na Estância Grande do Viamão*. Em volta desta Igreja fundou-se o vilarejo que no dia 7 de novembro de 1747 foi elevado á categoria de freguesia pelo Bispo de São Paulo, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira e por volta do final da década de 1820 e início da de 1830, por meio da nomeação do Cônego Tomé Luís de Souza, que lhe recebeu de braços abertos por ser fiel a doutrina de Deus, Hildebrando iniciou sua vida eclesiástica como Vigário da Igreja. Acolheu as pessoas que sofriam física e moralmente e apesar de assumir distintas Igrejas, Hildebrando, sempre que podia, voltava a sua terra natal para matar as saudades de amigos e fiéis. Montado num cavalo rumava até Viamão onde se dessedentava na água cristalina da Fonte de D. Diogo, seu amigo, e no outro dia rezava a missa na Matriz da cidade** e quando ia embora a tristeza tomava conta dos fiéis, pois partia um grande padre e um bom amigo.


Fontes Bibliográficas:
*COSTA, Maria Fraga D. da. Viamão, berço da colonização gaúcha. Porto Alegre: Editora Alcance, 1991.
**JAEGER, Luíz Gonzaga. O Clero na Epopéia Farroupilha. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1946.

 
Imagem da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Viamão retirada da obra: RIBEIRO, Paula Simon... et al. Viamão: tradição e identidade. Porto Alegre: Nova Dimensão, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário