This Blog is a result of partnership work between researches at the NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios and Édison Hüttner. In which deals with the life of Father Hildebrando de Freitas Pedroso, a hero of Rio Grande do Sul. WELCOME!

Este Blog es un resultado del trabajo de colaboración entre investigadores de lo NEPCI, Ana Laura de Lamare Leitzke, Tiago Soares Rios y Édison Hüttner. En la que habla sobre la vida del Padre Hildebrando de Freitas Pedroso, un héroe de Rio Grande do Sul. BIENVENIDO!

Os Pesquisadores

Os Pesquisadores
Tiago Soares Rios, Ana Laura de Lamare Leitzke e Édison Hüttner

Seguidores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hildebrando Homenageia a Revolução Farroupilha com o Painel

A Bandeira Rio-Grandense: Cronologia


Definir ao certo a data de criação exata da Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul não é possível. Contudo, devido à pesquisa e a análise de bibliografias e fontes históricas podemos delinear o período que este símbolo surge na história rio-grandense, assim como sua trajetória.  Em 1936 no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS) em virtude da comemoração do Centenário Farroupilha produziu-se o seguinte relato em palestra realizada:

"Proclamada a república nos campos do Seival a 11 de setembro de 1836; instalado o governo na vila de Piratini, em ordem marchava o maquinismo governamental da República Rio-grandense. Apregoando-se, mais para armar efeito do que por espírito separatista, – nação livre e independente, – faltava-lhe, para tal, o símbolo principal – a bandeira. Essa bandeira criou-se o decreto de 12 de novembro de 1836" ¹

Fonte:

¹SPALDING, Walter. Bandeira, brasão e hino do Rio Grande do Sul. DAER, [1936]. p. 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário